Sobre mim
Comecei minha trajetória profissional com a Psicologia Hospitalar, atendendo enfermos e seus familiares durante as internações, ajudando no processo de elaboração das doenças, com sua chegada repentina, suas mudanças na vida e lutos. Tive a oportunidade de trabalhar com vários projetos de qualidade de vida em organizações. Atuei com intervenções em cultura e clima, trabalhando as relações de trabalho e os contextos dentro das empresas. Organizei Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPA), que ofereciam as pessoas a oportunidade de se prepararem emocionalmente para esta nova fase da vida. Trabalhei com adaptação cultural e acompanhamento de alunos estrangeiros bolsistas.
Em todas essas experiências, meu foco sempre foi cuidar das pessoas. O contato com tantos contextos e fases da vida – adolescência, preparação para a vida adulta, sofrimento emocional no trabalho, aposentadoria, doença, impactos da doença nas famílias, luto – se transformou em bagagem e consolidou a vocação para a Psicologia Clínica. Meu embasamento teórico é a Psicologia Sistêmica, que me dá ferramentas para trabalhar tanto nos atendimentos individuais quanto com casais e famílias. São 15 anos cuidando de pessoas.
Árvore da Vida
Escolhi como símbolo do meu trabalho a Árvore da Vida, que tem muitos significados em várias culturas. Aqui, no contexto da terapia, a Árvore da Vida representa o desenvolvimento humano. A Árvore tem suas raízes presas ao solo, estando assim conectada ao mundo, ou seja, as pessoas não estão sozinhas ou isoladas. A Árvore cresce para cima e para fora, representando como uma pessoa se desenvolve ao longo da vida. Com o tempo, as Árvores adquirem características únicas, que representam a individualidade de cada um. As cores das suas folhas (ou a ausência delas) nos falam das estações do ano, que vem em ciclos e afetam seu desenvolvimento, assim como somos todos afetados pelo ambiente que nos rodeia. Por fim, a Árvore representa a continuidade porque mesmo quando envelhece, cria sementes que carregam sua essência para que ela continue vivendo através de outras mudas. Assim, a Árvore da Vida também simboliza a Família e os antepassados, com sua rede intrincada de ramos que representa como uma família cresce e se expande por muitas gerações.
Currículo
CRP RJ: 05/40253 e CRP PR: 08/IS-680
- Psicóloga Hospitalar pelo Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina – HU/UEL
- Terapeuta de Casal e Família formada pelo Instituto Noos – RJ
- Membro do grupo de terapeutas do Laboratório do CEFAI – RJ (Centro de Estudos da Família, Adolescência e Infância)
- Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR desde 2006
- Pós-Graduação em Gestão e Práticas de Recursos Humanos – PUC/PR
- Curso de Terapia Narrativa – Reciclando Mentes
- Curso de "Lutos Atípicos" e "Intervenções Psicoterapêuticas na Crise do Corona Vírus" – Instituto Aripe