O mundo contemporâneo é descrito como a Era do Amor. Pela primeira vez, podemos escolher com quem nos casamos baseados nos critérios de atração romântica. Porém, justamente porque podemos escolher, essa escolha vem com muitas exigências: queremos que essa pessoa seja nosso/a melhor amigo/a, nosso/a melhor parceiro/a sexual, o melhor pai ou a melhor mãe para nossos filhos, e muito mais… Com isso, crescem as expectativas nos relacionamentos, que se não são atendidas, podem trazer frustrações e conflitos.
Quando duas pessoas se escolhem, juntam duas vidas com diferentes culturas, crenças e histórias familiares. Faz parte deste desafio aprendermos e convivermos com toda essa bagagem do/a parceiro/a, e ao longo da relação, construirmos os valores, crenças e histórias da nova família. Ao mesmo tempo, é importante sermos capazes de manter nossos contornos individuais. Assim, é bom estabelecer um “contrato” de relacionamento, em que fique claro o que cada um espera do outro, e o que pode dar de si. Na terapia de casal trabalhamos esse contrato, que pode mudar ao longo do relacionamento, uma vez que as necessidades de cada um mudam com o tempo. A terapia de casal também é um espaço para trabalhar dificuldade de comunicação, interferências da família de origem no relacionamento, problemas de intimidade emocional e sexual, infidelidade, brigas, projetos de vida que tomam rumos diferentes, dificuldades financeiras, agressões, transições no ciclo de vida.
Mas a terapia de casal tem como objetivo “juntar” o casal? Nem sempre. Durante o processo de terapia cada um vai se dando conta dos seus motivos para estar naquele relacionamento, se deseja permanecer nele e o que é preciso mudar. A partir disso, juntos, podem decidir o melhor caminho a ser seguido. Independente do desfecho, a terapia ajuda o casal a tomar uma decisão mais consciente, cada um de si, e dos dois sobre o relacionamento.
Qualquer casal pode buscar a ajuda de um terapeuta. Inclusive namorados ou noivos, que estão pensando em unir suas vidas, podem se beneficiar muito com um trabalho de preparação para esse momento.
Seja para construir um “contrato de relacionamento”, seja para revê-lo, a terapia de casal é um espaço de diálogo, onde a relação pode ser trabalhada com o auxílio do terapeuta.